O tempero da emoção

Misturar sabores, manipular temperos, revelar e despertar aromas, agradar os sentidos. Cozinhar é expressão de afeto. É feito uma oração pra quem se ama. É mescla de experiências que vem da magia de cozer, assar, condimentar. Preparar com as mãos e o coração muito mais que a nutrição e a sobrevivência. É também compor uma galeria de lembranças doces, salgadas, picantes, eternas. Tanto que o romancista e dramaturgo irlandês George Bernard Shaw sapecou divertidamente que "não existe amor mais sincero do que aquele pela comida." Talvez muitos desses significados do alimento e da importância do paladar tenham feito nascer em Rio Preto uma das maiores e mais importantes empresas de produtos alimentícios do Brasil: a Kodilar, dos irmãos Wellington e Wagner Zacharias. O berço da Kodilar foi a Vila Ercília. Primeiro num pequeno salão de 80 metros quadrados alugado do tio dos irmãos na Rua 14 de Julho e, depois num imóvel na Rua Barão de Cotegipe. Empresa crescendo, a nova sede foi na Avenida Domingos Falavina, no Jardim Paraíso. Vento em popa, em 1999 a Kodilar chega ao Distrito Industrial. Em 2009, a empresa adquire uma área de 10.400 metros quadrados, dessa vez na Avenida Waldomiro Mazzocato, no Distrito Industrial Dr. Ulysses Guimarães, onde se localiza até hoje a sua sede.Tudo começou com o gosto das especiarias que Wellington comprava em São Paulo e trazia para Rio Preto, onde as embalava e revendia em toda a região. Ele conta que viu no mercado dos condimentos uma oportunidade, um nicho promissor. Visão, muito trabalho e várias e inovadoras linhas de produtos depois e os números da Kodilar hoje são de dar água na boca do mais vitorioso empreendedor. A empresa contabiliza 13.500m² de construção numa planta industrial de 14.600m², um total de 800 funcionários e mais de 2.000 toneladas de produtos comercializados por mês. São duas unidades fabris, (sendo que em uma está a mais completa e moderna fábrica de sem glúten do Brasil), um novo galpão de expedição e quatro Centros de Distribuição localizados em Valinhos (SP), Seropédica (RJ) e Goiânia (GO) e o novíssimo recém-inaugurado em Rio Preto. E o apetite só aumenta. Em breve a Kodilar terá uma nova unidade com 5.600m de área de produção dos itens sem glúten. Bola no pé, a Kodilar patrocina importantes times de futebol, como o Flamengo, o Santos FC, o Mirassol FC e o Grêmio Novorizontino. Gol de placa na solidariedade, a empresa devolve o carinho da comunidade rio-pretense e região com um calendário mensal de contribuições a diversos projetos assistenciais. Comida, futebol e coração, a Kodilar tem o tempero da emoção.Natural LifeAlém da força e do poder do trabalho, receita sempre aprovada dos grandes sucessos, a Kodilar construiu uma história de destaque nacional porque buscou novas oportunidades de sabor. Mas, principalmente porque esteve atenta as mudanças de hábitos de vida e alimentação dos consumidores. Por essa vigilância inteligente acertou em cheio ao apostar na tendência por produtos saudáveis, naturais. Quem conta é Wellington Zacharias. "A partir da marca Natural Life, a empresa tomou proporções maiores e em pouco tempo dobrou de tamanho. A Natural Life também facilitou nossa pulverização em outros estados, em alguns deles hoje somos considerados a principal marca de naturais. Exemplo disso, no ano de 2019, ganhamos o Prêmio APAS Acontece na categoria produtos saudáveis (reconhecimento da Associação Paulista de Supermercados às melhores empresas fornecedoras do setor supermercadista)."Na onda da tendência mundial, impulsionada principalmente pela Europa, foi que a Kodilar mergulhou e encontrou referências para criar a Bio Natural Life Orgânico. A nova linha hoje abastece com força absoluta as prateleiras de itens orgânicos do Brasil. "Acreditamos que o consumo por alimentos orgânicos irá crescer muito, pois o consumidor cada vez mais está preocupado com a saudabilidade e muito ligado às questões de sustentabilidade", dizem os proprietários da Kodilar. Palavra da moda que se alojou de vez na cozinha de quem busca saúde e qualidade de vida, a Kodilar tem como prioridade agregar a "saudabilidade" ao sabor. Ou sabor à "saudabilidade". O importante é que paladar e produtos naturais se completem para o prazer de uma fatia crescente de consumidores ávidos por cardápios que traduzam bons hábitos de alimentação. A Kodilar acredita que a pandemia do novo coronavírus acentuou nas pessoas a certeza da necessidade do reforço e da manutenção da imunidade e a busca por condições saudáveis. E por falar em pessoas, o perfil do consumidor Kodilar é tão variado quanto a sua ampla linha de produtos. Tem a dona e casa que adora os temperos e o chef de fim de semana que adora exibir as suas especiarias. Tem o que ama a culinária oriental (cuja gama de ofertas oferece mais atrações que os desfiles do ano novo chinês). Tem os fiéis a uma vida saudável. Enfim, são 620 itens em produção e há mais produtos em desenvolvimento para qualquer desejo de sabor. Esses itens estão divididos em quatro linhas: Kodilar, Natural Life, Natural Life sem glúten e Taressu.O sabor de 2020E quais têm sido o sabor e a receita de 2020 para a Kodilar? "Uma empresa não é feita somente pelos donos. A pandemia reforçou a importância da união e do empenho de todos. Temos conseguido cumprir 100% de nossos objetivos com o apoio do nosso time de líderes e colaboradores; sem dúvida o ano de 2020 está sendo um divisor de águas para novos tempos com grandes mudanças e desafios", diz Wellington. Empreendedores reconhecidos nacionalmente, os irmãos Zacharias dirigem uma palavra aos empresários de Rio Preto e região para o enfrentamento da crise econômica e sanitária causada pela Covid-19. "As empresas terão que se adaptar a essa nova realidade. Rio Preto tem uma economia diversificada, sempre há o surgimento de promissoras oportunidades para quem deseja empreender. Vamos em frente!", encoraja Wagner Zacharias. Após a crise, a classe empresarial estará bem mais forte por conta deste novo aprendizado é a percepção de Wellington. Diz ele: "todos nós estamos passando por momentos difíceis, pessoal ou profissionalmente. Muitas empresas da nossa região estão enfrentando sérias dificuldades, mas tenho certeza de que vamos superar mais essa crise, pois nossa região é muito rica, e com muitos empresários extremamente criativos. E a criatividade nesse momento é ainda mais essencial para superar toda essa situação." Que as expectativas de Wellington e Wagner Zacharias, donos da fantástica Kodilar Alimentos, orgulho de Rio Preto para o Brasil, se confirmem feito um paladar agradável de novos e bons negócios para muitos. O apetite da cidade e região agradece!

Data: 08 de Setembro de 2020